quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A reinvenção dos produtos lácteos líquidos

A Tetra Pak, mundialmente conhecida por suas soluções para processamento e envase de alimentos, aumentou suas previsões de crescimento para o consumo global de produtos lácteos líquidos em 0,2 pontos percentuais de 2009 até 2012, totalizando uma taxa média anual de crescimento de 2,4% no período. A previsão anterior era que esse crescimento médio anual de 2009 a 2012 fosse de 2,2%. A revisão, apresentada na terceira edição do relatório Tetra Pak Dairy Index, também aponta que o consumo mundial de produtos lácteos líquidos aumentou 1,8%, de 2008 a 2009, alcançando 264 bilhões de litros em 2009 e apontando uma forte demanda na primeira metade do ano de 2010.
Impulsionado principalmente pelos produtos em embalagens longa vida e prontos para beber, espera-se que o consumo global de lácteos atinja 283 bilhões de litros até 2012, o que representa um crescimento médio anual de 5,4% no período. A expectativa é que o aumento mais acentuado se apresente em países do Pacífico Asiático, com 8,7% de crescimento médio anual, seguido pela América Latina, com 7,1%, e pela África, com 6,9% entre aos anos de 2009 a 2012. O consumo mundial de leite branco longa vida, que atingiu 201 bilhões de litros em 2009, 1,3% maior que o ano de 2008, contribuiu para o aumento do consumo global de produtos lácteos líquidos.

O Leste Europeu e a África lideraram o aumento desta categoria com um crescimento anual, de 2008 a 2009, de 6,6% e 6,0%, respectivamente. O estudo, que divulga fatos, números e tendências mundiais da indústria láctea global, ainda relata que as mudanças demográficas irão exercer forte impacto sobre os tipos de produtos lácteos consumidos pelas pessoas e como eles serão consumidos por elas, abrindo assim novas oportunidades de crescimento para a indústria láctea. Entre as tendências detalhadas pelo relatório estão:
Envelhecimento da população, impulsionando a demanda por produtos saudáveis: a população acima de 60 anos é o segmento que mais cresce em todas as regiões do mundo, devido à redução da taxa de natalidade e o crescimento da expectativa de vida. Os produtores de lácteos desde o México, passando pela Grécia e Indonésia estão oferecendo a estes consumidores produtos como o leite fortificado com cálcio, vitaminas e minerais que ajudam a reduzir o colesterol e a proteger contra a osteoporose, todos com o objetivo de manter uma vida ativa e saudável.

Urbanização modificando preferências e impactando a distribuição de produtos lácteos líquidos: estima-se que o número de pessoas que moram nas cidades atinja mais de seis bilhões até 2050 e estas pessoas têm melhor educação, têm mais consciência em relação às marcas disponíveis no mercado e possuem rendas mais altas que a população das áreas rurais, de acordo com as Nações Unidas. – Os produtores de lácteos estão começando a oferecer seus produtos para este grupo, com itens de valor agregado, tais como o leite enriquecido e o iogurte para beber. A urbanização também está alterando os modelos de distribuição. Na Arábia Saudita, por exemplo, os produtores de lácteos têm melhorado os canais de distribuição para atender o crescimento populacional nas cidades. – O crescimento da classe média, com maior poder de compra: esta fatia da sociedade tende a crescer dos 430 milhões de pessoas em 2000 para 1,15 bilhão até 2030, em todo o mundo. Estes consumidores querem e podem comprar outros produtos lácteos líquidos, como o leite aromatizado, para satisfazer suas novas preferências. Na China, por exemplo, os comerciantes têm como alvo exclusivo a classe média do país com a oferta de leite branco premium como o 'Milk Deluxe' da MengNiu. (Fonte: ABRE - 19/07/2010).

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