quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tecnologia permite reciclagem de materiais 'difíceis'.

O que fazer com embalagens de salgadinhos, bandejas de isopor, embalagens longa-vida? Embora cada vez mais presentes no dia a dia, esses resíduos são considerados difíceis de reciclar, pois têm menos valor comercial que outros materiais, como latas de alumínio, papelão e garrafas PET. Mas o cenário começa a mudar: já existem tecnologias no Brasil para transformar o que era lixo em novas matérias-primas. Um exemplo são as embalagens feitas com o plástico tipo Bopp(sigla para película depolipropileno biorientado). O material, presente em embalagens de alimentos - como salgadinhos, biscoitos, café, sopas instantâneas –, praticamente não é recolhidoporcooperativasdecatadores.

Mas a empresa americana TerraCycle, que noinício doano iniciou atividades no Brasil, especializou- se em fazer com que o material volte à indústria. "O Bopp é um plástico e por isso pode ser reciclado. Nosso trabalho é desenvolver produtos que possam ser fabricados com o material",diz Guilherme Brammer, presidente da TerraCycle. Entre os produtos que podem ser feitos com as embalagens de salgadinhos estão mochilas, embalagens de cosméticos e até autopeças, como para-choques. A reciclagem do Bopp está ajudando a resolver um problema da Pepsi Co, fabricante dos salgadinhos Elma Chips.

A empresa acabou de colocar no mercado os primeiros displays – espécie de prateleira que expõe os produtos nos pontos de venda – feitos 100% com embalagens de salgadinhos recicladas. "O que era descartado virou matéria-prima de novo, fechando o ciclo", diz OlivierWeber, presidente de Alimentos da PepsiCo. Segundo ele, trata-se do primeiro display feito commaterial reciclado das próprias embalagens da empresa. Até o fim do ano, a meta é retirar 13,5 milhões de embalagens do ambiente, em todo o Brasil - cada display consome 675 embalagens em sua fabricação. A empresa quer exportar a tecnologia brasileira para o resto do mundo. Desafio. As embalagens longavida produzidas pela empresa sueca Tetra Pak também já estiveram na mira de ambientalistas. As caixinha seram consideradas difíceis de reciclar, por serem formadas porum amontoado de camadas: seisnototal, sendo quatro de plástico, uma de papelão e outra de alumínio.

"O maior desafio foi desenvolver uma tecnologia que permitisse a separação de todas as camadas. Hoje, isso é possível",diz Fernando Von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak. Segundo ele, existem várias tecnologias que permitem reciclar o material. Uma delas, realizada em uma usina em Piracicaba (SP), separa todas as camadas, e os materiais retornam às respectivas indústrias.Outra,semelhante a um grande liquidificador, separa o papelão, mas o alumínio e o plástico permanecem unidos, o que forma um aglomerado ideal para fazer produtos como telhas, compensados, móveis,lixeiras,canetas e objetos de decoração. O desenvolvimento dessas tecnologias já permite que 25% das embalagens Tetra Pak consumidas no Brasil sejam recicladas. Mas ainda é pouco. Telhas e compensa dos feitos como material tiveram grande aceitação na construção civil, e hoje falta material. "Existem mais de 30 indústrias que usa messa sembalagens recicladas comomatéria- prima. É preciso aumentar a coleta seletiva." (Fonte: O Estado de S Paulo - Economia - 16/06/2010)

Um comentário:

  1. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a quem procura empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com Mr, Benjamin Email: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740.

    ResponderExcluir