quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Danone estreia em sucos para competir com Del Valle

Empresa lança extensão do tradicional Activia, seu principal produto, para abocanhar parte de um setor que cresce acima da média de bebidas



São Paulo – O mercado de sucos prontos, dominado pela Del Valle, da Coca Cola, ganha nesta semana um novo competidor. E de peso. A Danone estreia no segmento com o Activia Néctar de Frutas, que será inicialmente comercializado em 2.300 pontos de venda no estado de São Paulo. A ideia surgiu quando o grupo pensava numa estratégia para ampliar a atuação da Activia, tradicional iogurte da Danone, que representa 40% dos produtos vendidos pela empresa no Brasil. Em até oito meses, a empresa espera que os sucos correspondam a 10% do faturamento.

A força da marca é o principal ativo para impulsionar a nova empreitada da Danone num mercado que, no primeiro semestre do ano passado (dados mais recentes disponíveis da Nielsen), teve vendas de 2 bilhões de reais. Para os especialistas, isso se deve a um público específico. “A característica de ser saudável que a Activia tem é uma arma forte. O principal comprador nessa categoria é a mulher e ela levará o produto para o consumo familiar”, diz Eugenio Foganholo, da consultoria Mixxer. “As categorias de bebida no Brasil são concentradas, à exceção de sucos. Por isso grandes empresas como estão investindo.”

A Coca-Cola ainda mantém a liderança com a Del Valle, além de contar com as marcas Sucos Mais, Minute Maid e Kapo – todas sob o chapéu da Del Valle. A Unilever produz o Ades desde 1997. No ano passado, o empresário Gabriel Salomão lançou a VivaFrut, depois de vender sua participação na Del Valle para a Coca-Cola.
Lançamento mundial no Brasil - Por enquanto, o Brasil será um mercado de laboratório para a Danone, que trabalhou por dois anos no desenvolvimento do produto (o valor investido não foi divulgado). A empresa espera que, daqui a um ano, os sucos sejam produzidos em outras unidades do mundo. “Alguns países, como Argentina e Chile, já querem importar, mas temos que esperar”, disse a EXAME.com Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone. “O suco é consumido junto com as refeições, ao contrário do iogurte, e isso pode aumentar a procura pelo produto.”
A Danone deixou de fora de seus planos tornar os sucos uma unidade de negócio, como aconteceu com iogurtes, água e nutrição. Mas o potencial do mercado pode fazer a empresa rever seus planos. “O setor de sucos tem crescido acima da média geral do setor de bebidas”, diz Bernardo Canella, analista da Nielsen.
A tomada do Brasil à frente do projeto reforça a importância do mercado nacional. Há dois anos, o mercado brasileiro era o oitavo maior para a Danone. Hoje é o quarto, atrás de Espanha, França e Estados Unidos. Entre 2010 e 2009, o crescimento da Danone no país foi de 20%. Agora com os sucos, a empresa dá continuidade na estratégia de depender menos de iogurtes e abocanhar um setor que até agora foi pouco explorado.
Fonte: Exame

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