terça-feira, 22 de novembro de 2011

Guerra dos panetones: o que muda para o Natal deste ano

De acordo com dados Nielsen fornecidos pela Nestlé, o mercado de panetones mostrou um crescimento de 20% em volume e 27% em valor no último ano. Hoje, a categoria está presente em aproximadamente 56% dos lares brasileiros, cerca de 5% a mais do que no ano passado, e mais de 16 milhões de novos consumidores passaram a comprar o produto.


O segmento tende a crescer ainda mais ano a ano, e mais do que isso, diversificar a oferta de produtos nos pontos de venda, já que com o aumento do poder aquisitivo, há também um aumento da exigência dosshoppers na hora de escolher que marcas colocarão nas cestas de Natal.



Nos supermercados, onde 61,2% de todo volume de panetones é comprado, segundo a Nielsen, os primeiros lotes começaram a chegar já no fim de setembro.

A Pandurata, por exemplo, fabricante das marcas Bauducco e Visconti, investiu R$ 28 milhões em ações de marketing para o Natal deste ano, 10% a mais do que em 2010, de acordo com Rodrigo Mainieri, gerente de sazonais da Bauducco.

Além dos itens tradicionais, Panettone e Chocottone, e dos itens com recheios, como o Maxi, Mousse e Duplo Chocolate, a Bauducco reforçou o portfólio para entrar na corrida natalina. Entre as opções para presentes – o que representa 25% do volume de vendas do produto no Brasil – a marca renovou a linha de latas temáticas e criou o Chocottone Trufa.

Para a Nestlé, que estreou no segmento em 2008 – primeiro em São Paulo e nos anos seguintes com abrangência nacional – o período de distribuição começou ainda mais cedo, na primeira semana de setembro.

A estratégia da marca, a exemplo da Pandurata, também envolveu a criação de latas decoradas e a ampliação da linha, com o Moça Doce de Leite.

Segundo a Nestlé, a aposta passa por receitas inspiradas na relação de afeto com o consumidor, o que permite agregar marcas já consagradas da empresa, como Moça, por exemplo.

Já a Ana Maria, do Grupo Bimbo, apostou as cartas no principal consumidor da marca, o público infantil, e passou a produzir panetones na versão 550 gramas com massa própria para crianças, gotas e recheio de chocolate. Há também minipanetones de 80 gramas e latas decoradas.

Com atuação regional, o Grupo Bimbo entrou no segmento de panetones no Brasil em 2009, e desde lá, as marcas Pullman, Nutrella, Ana Maria, Plus Vita e Laura têm ações específicas para cada mercado.

De acordo com Claudio Gekker, diretor comercial da Bimbo do Brasil, as linhas de panetones da companhia cresceram uma taxa de 60% no ano passado, porcentagem acima da média do mercado.

Para a Pandurata, a expectativa é de que haja um aumento no faturamento da categoria em 18% ante o ano anterior. Pelo jeito, panetone é o que não vai faltar neste fim de ano.

Fonte: ABRE

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