quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Catupiry muda foco e volta a priorizar requeijão


Há três anos a empresa Catupiry vem se reestruturando para colocar nas gôndolas categorias diferentes. A marca passou a estampar embalagens de pão de queijo, bolinhas de queijo e petiscos de camarão, tudo produzido com seu tradicional requeijão cremoso.
Hoje, o que não é requeijão representa 15% das vendas totais, que devem somar R$ 250 milhões neste ano. A empresa reviu sua estratégia e, pelo menos por enquanto, não entrará em novas categorias. A ordem agora é apostar no requeijão.
Segundo Alexandre Delmanto, superintendente comercial e de marketing da Catupiry, há muito espaço para crescer mantendo o foco no requeijão. Este ano, foi investido R$ 1 milhão em novas embalagens que marcam o centenário da marca (comemorado no último dia 11) e na linha Catupiry Sabores, nas versões tomate seco, cheddar, azeitonas pretas e ervas finas, que chega ao varejo na próxima semana.
Os lançamentos custam 10% mais do que o requeijão tradicional e vêm em uma embalagem chamada de "elíptica", que é mais extensa na frente e estreita na lateral, o que chama atenção na gôndola.
Para Alexandre, o mercado de requeijão não apresenta inovação e a marca tem muito a oferecer. "Podemos criar produtos segmentados por faixa etária, como snacks com requeijão para crianças ou adolescentes".
O mercado de requeijão movimenta R$ 900 milhões ao ano no varejo. Na versão "copo", a líder é a Vigor, com 15,2% de participação em volume, seguida por Leitbom, dona de 7,4% com as marcas Paulista e Poços de Caldas. Catupiry aparece a seguir com 6,7%.Já no segmento culinário, o queijo cremoso da Catupiry é líder.
A expansão de 25% no faturamento deste ano é puxada pelo aumento do número de pontos de venda. A empresa apostou no ingresso em novas redes como a Muffato, do Paraná, além de equipes de venda em praças como Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo, antes atendidas apenas por telemarketing. A fatia das exportações que são 2% das vendas, deve aumentar, a empresa vai começar a exportar para Chile e Paraguai. Atualmente os produtos chegam aos EUA e ao Japão.
Com 650 funcionários e quatro fábricas, a Catupiry é controlada por seis sócios. Fátima Araújo, sobrinha neta do fundador, Mário Silvestrini, Antônio Carlos Bueno Nestarez e Helia Rodrigues, dividem a direção executiva da empresa.

Fonte: Valor Economico

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